Sou empreendedor há 10 anos. Não vejo um contra-cheque desde Junho de 2001. Nessa caminhada, aprendi a sobreviver, a desenvolver minha estratégia de Oceano Azul (Blue Ocean) e a usar das mídias sociais para posicionar e apresentar com absoluta transparência minha proposta única de valor. 


Olhando para trás, vejo que trabalhei para diversas grandes marcas ao seu tempo mas que não mais existem. Vamos as três principais empresas dos meus dias de executivo corporativo:

1. Kanematsu-Gosho: uma das top 10 trading companies Japonesas (conhecidas como "soogoo-shooshas" na época. Tinha 100+ escritórios no mundo, dezenas de unidades de negócios e um faturamento de U$ 100 bilhões/ano. Depois da fusão com a Mitsubishi, passou a se chamar Sojitsu. A marca KG não existe mais.

2. Ceval Alimentos: Foi a 23a maior empresa do Brasil na lista de 500 Maiores da Exame em 1995, quando lá ingressei. Depois de vendida por diversas vezes, sua estrutura industrial e operacional pertence a Cargill hoje. A marca Seara, que eu gerenciei quando das exportações de partes congeladas de frango para o Japão, foi preservada.  

3. 3C Communications S/A: subsidiária do Grupo Tele2 especializada em processamento de transações eletrônicas de cartões de crédito. O grupo resolveu vender a empresa em 2007, quando a marca 3C se perdeu. 

Venho atuando na minha própria marca registrada, TEN - Top Executives Net ®, desde 2006. Construi na Internet através da regular atuação nas redes sociais, uma forte correlação entre meu nome pessoal, marca TEN e o conceito do CNO - Chief Networking Officer, que cunhei mundialmente no Wikipedia. Esse sim é o meu CV e forma como me apresento nas reuniões de negócios. 

Conclusão: seu nome é a sua principal marca. Qualquer pessoa pode construir e gerenciar sua(s) própria(s) marca(s) sem depender de quem quer que seja hoje em dia com o advento da Internet e redes sociais. Basta saber usar do ferramental.

Finalizo convidando a conhecer meu CV no Vizify, que agrega informações públicadas em várias redes sociais para apresentar meu perfil profissional. Recomendo!