Imagine que você se torna um CNO - Chief Networking Officer, i.e., um mega estrategista e gestor de redes de relacionamentos e negócios de uma grande empresa. Uma das primeiras coisas a fazer é montar uma equipe de co-gestores, visto que, essa é uma tarefa muito árdua para apenas um profissional. Qual será o primeiro grupo de profissionais que você procurará?Acertou aquele que respondeu secretárias executivas. Vejamos apenas 7 motivos para tal decisão: 
  1. Em geral, elas estão na empresa por um longo período ou acompanham a carreira de algum top executivo há vários anos;
  2. Os executivos as buscam pelo conhecimento pessoal e pela facilidade de já trabalhar com uma profissional que conhece tudo a seu respeito e de não precisar treinamento extra;
  3. Elas estão cada vez mais qualificadas e inseridas no ambiente de negócios;
  4. Possuem acesso direto a toda a rede de relacionamento da Diretoria e são responsáveis por organizar esses contatos;
  5. Gerenciam todas as ligações e agendamento de compromissos;
  6. São parceiras fiéis e dedicadas de seus líderes;
  7. Sabem com quem tratar e o que tratar com cada pessoa dentro da organização, acelerando os entendimentos entre as partes.
Segundo Stefi Maerker, Diretora Executiva da SEC Talentos Humanos, uma das maiores empresas de recrutamento, seleção e treinamento de secretárias executivas no Brasil, "as secretárias mais modernas são mais participativas, colaboram em projetos, organizam agendas e administram processos". Esse é exatamente o perfil de um co-gestor de redes de relacionamentos e negócios.

Portanto, recomendamos conversar com todas as secretárias executivas e verificar quais estarão dispostas a ajudar na sua tarefa inicial de organizar e mapear toda a rede de relacionamento que poderá gerar negócios efetivos para a empresa num prazo relativamente curto.

Na verdade, toda empresa está sentada nessa mina de ouro sem dar a mesma a devida atenção.... até o momento. Mãos a obra e boa sorte!

Octavio Neto Pitaluga