Convidamos a conhecer a Estratégia do Oceano Azul (do livro original "Blue Ocean Strategy" de W. Chan Kim e Renée Mauborgne). 




Em apenas 3 linhas, ele se resume a:

  • Criar espaço de mercado não disputado
  • Tornar a competição irrelevante
  • Criar e capturar nova demanda

É bem verdade que parece bem mais fácil dizer do que fazer. O fato é que criar e oferecer produtos e serviços que ainda nem foram demandados e testá-los rapidamente no mercado para ver quão exponencial suas vendas podem ser é simplesmente uma aplicação prática da Fórmula da Riqueza: Valor x Aceleração.


O valor tem duas naturezas: a) tangível (qualidade, preço, atendimento, entrega, embalagem, etc...) e b) intangível (marca, reputação, ética, moral, compromisso, honra, respeito, etc...). A aceleração reside na capacidade de viralizar sua proposta única de valor dentro de sua rede de negócios usando de todas estratégias integradas de marketing, seja no mundo real, seja no mundo digital.


Oceano Azul nos fala da singularidade (uniqueness), i.e., o que é aquilo que só você sabe fazer da forma como você sabe faz e que é amado e desejado por milhões de ávidos consumidores dispostos a adquirir sua oferta rapidamente? Na resposta para essa pergunta reside a sua estratégia de riqueza. Seja você pessoa física ou jurídica.   


Vejamos o exemplo prático baseado nos grandes jogadores de futebol:

1. O que eles fazem? 

Dribles desconcertantes, jogadas inteligentes, gols lindos, vitórias emocionantes, títulos e mais títulos que alegram seus fãs e que impressionam mesmo aos derrotados. 

2. O que eles vendem? 

Ingressos, camisetas, artigos de merchandising dos clubes, produtos/serviços de seus patrocinadores,  direitos de transmissão de mega eventos, apenas para citar alguns dos principais itens.

3. Para quem eles se apresentam? 

Para todo ser humano apaixonado por futebol. A FIFA tem mais países registrados do que a própria ONU. Já existe uma máquina de marketing totalmente integrada com todos os canais de comunicação do planeta ao redor do futebol. Futebol vende. E muito.  

4. Qual é o seu legado? 

Inspirar todas gerações a seguir seu (bom) exemplo. 


Se você não é um craque da bola, forjado após milhares de horas de árduo treinamento, refinado e comprovado nos gramados do mundo inteiro e capaz de suportar pressão para decidir nas horas críticas, qual é a sua singularidade e estratégia de oceano azul afinal?


Temos certeza de seu diamante está pronto para brilhar. Basta apenas apararmos as arestas do seu valor único e compartilharmos a boa nova com o mundo. Amém!