Legado é valor. É uma herança que se recebe e/ou que se passa adiante. Pode ser tangível como dinheiro, propriedades ou intangível como nome, marca ou História. Somos responsáveis pelo legado que recebemos. Devemos deixar um legado para gerações futuras. É o nosso início e o nosso fim. 



Isso posto, qual é o seu legado? O recebido? O a ser doado? Esses são questionamentos aparentemente simples mas de uma tremenda profundidade. Vejamos os dois tipos então. 

Quanto ao legado recebido, quais são os valores recebidos? Mesmo que não seja possível mensurar de forma tangível, TODOS recebemos um diamante único e especial chamado TALENTO. Esse é o seu primeiro legado. Que seja o único, então. Que seja o seu ponto de partida. 

Se a lista for enorme, tanto melhor. Entretanto, maior é a responsabilidade em multiplica-lo e fazer com seja fonte para outras pessoas ávidas por construir o seu próprio. Atraia os visionários. Inspire-os. Motive-os. De propósito as boas causas que merecem vencer. 

Faça uma lista dos seus legados e determine sua prioridade. Em seguida, pergunte-se o que posso fazer com eles? Quais são seus benefícios aos demais? Como acelerar a divulgação dos mesmos a todos? Faça um plano e coloque-o em ação. Mapeie sua rede de relacionamentos. Comunique sua proposta de valor segundo os interesses e motivações de cada um dos stakeholders. Implemente todas as etapas do processo. Revise-o e monitore os resultados. 

Dedique-se de corpo e alma à sua edificação. Viva sua paixão intensamente. Convide um número crescente de pessoas a participar do processo. Todos são bem-vindos e podem fazer a diferença de alguma forma. 

Doe. A cada instante. Mesmo que ainda não esteja pronto, pois, talvez, nunca venha realmente a estar pronto. O quanto antes melhor. Para que possa saborear a infinita alegria de ser uma agente positivo de mudança na vida das pessoas. Que essa alegria seja a sua recompensa. Essa é a sua linha de chegada. Valerá a pena ter vivido por ela. 

Conclusão: qual é o seu legado recebido? Qual é o seu legado a ser doado? 

Que Deus abençoe sempre essa linda caminhada!